Tratamentos/ Dermatologia Clínica

Melasma

O melasma é caracterizado por manchas acastanhadas na face, principalmente na região da testa, bochechas e buço. O melasma tem tratamento, mas não existe uma cura definitiva. Portanto, é possível clarear as manchas, mas é necessário que se mantenham tratamento e cuidados contínuos para que elas não voltem. Pessoas predispostas sempre podem voltar a ter as manchas.

O que causa o melasma?
Ele surge em pessoas predispostas pela associação dos hormônios femininos com a exposição solar.
• Exposição solar aguda: um dia de sol forte sem proteção adequada pode ser suficiente para o aparecimento das manchas;
• Exposição solar crônica: exposição ao solar acumulada ao longo dos anos;
• Hormônios: têm o poder de estimular os melanócitos, células que produzem melanina. Isso explica o motivo pelo qual mulheres grávidas, que usam pílula anticoncepcional ou fazem terapia de reposição hormonal estão mais sujeitas à apresentar esse tipo de manchas;
• Predisposição genética: mulheres que possuem parentes com melasma tem uma maior probabilidade de ter esse distúrbio da pigmentação.

Como funciona o tratamento?
Como o melasma é desencadeado pelos raios ultravioleta, a proteção solar é fundamental. Esta proteção precisa ser intensa e diária, mesmo em dias nublados ou chuvosos, ou nos dias em que não se sai de casa, pois a radiação da iluminação interna também pode piorar o melasma. Filtro solar de amplo espectro, que proteja para UVA e UVB, aplicado três vezes ao dia – para exposição diária – e a cada duas horas se estiver na praia, piscina ou outros ambientes externos. Durante a exposição prolongada ao sol, o uso de chapéus e bonés é também um grande aliado.

O tratamento domiciliar é feito com cremes clareadores, a fim de clarear a pele e manter a via da pigmentação bloqueada, evitando que a mancha reapareça. Atualmente existem diversos agentes clareadores, que podem ser utilizados com orientação médica conforme cada caso. Manter continuamente algum tipo de clareador é muito importante na manutenção do tratamento. Para potencializar o tratamento e obter um clareamento mais rápido e eficaz, são realizados alguns tratamentos como peeling químico e tratamentos a laser. Estes tratamentos devem ser bem escolhidos e orientados pois nem todos os tipos de peeling ou de laser são recomendados. Eles auxiliam no clareamento mas precisam muito da complementação do filtro solar e dos clareadores para que as manchas não voltem ou piorem após o tratamento.

×