Tratamentos/ Dermatologia Clínica

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica da pele bastante comum, que ocorre por influência de fatores genéticos (predisposição herdada) do paciente com fatores ambientais (hábitos de vida), levando a uma inflamação intensa da pele. Na sua forma mais comum, a psoríase vulgar, manifesta-se por episódios recorrentes de placas vermelhas e descamativas na pele e no couro cabeludo e não é contagiosa. As principais regiões da pele acometidas são os joelhos, cotovelos, nuca, região inferior das costas e abdome. As causas ainda não foram totalmente esclarecidas, mas sabe-se que trata de uma doença autoimune, relacionada com uma disfunção do sistema imunológico. Pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente surge no final da adolescência e início da vida adulta, persistindo então por toda a vida. 

O médico  dermatologista é o especialistas dedicado ao diagnóstico e tratamento desta doença. Apesar de não haver uma cura definitiva para a psoríase, diversos tratamentos estão disponíveis para o seu controle. Uma avaliação pelo especialista é essencial para manter a doença sob controle e evitar co-morbidades, aquelas doenças que são mais comuns em pessoas com psoríase e que incluem artrite, obesidade, depressão, doenças cardiovasculares e doença inflamatória intestinal. Consulte o seu dermatologista e inicie o tratamento da psoríase.

# DICAS PARA EVITAR O SURGIMENTO OU PIORA DA LESÕES DE PSORÍASE

  • Expor-se ao sol de maneira moderada – 10 a 15 minutos por dia de sol podem auxiliar no controle das lesões, além de manter equilibrados os níveis de vitamina D; a exposição exagerada ao sol irá piorar as lesões;
  • Evitar o estresse – o estresse sabidamente desencadeia as lesões, então manter uma mente saudável é fundamental;
  • Evitar o consumo de álcool e cigarro;
  • Tentar proteger-se de infecções virais e bacterianas, pois elas afetam o sistema imunológico 
  • Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes;
  • Praticar regularmente alguma atividade física, pois fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse e controla o peso.

Evitar climas muito secos e frios, pois o ressecamento da pele pode intensificar os sintomas.

×